top of page

ESTUDOS DE FORMAÇÃO

Em preparação para o EJD Nordeste, pedimos aos Padres de nossa Congregação para elaborar materais de estudo e reflexão para serem debatidos nos grupos de jovens de nossas paróquias.

 

Inspirados no tema "Jovens Suavizando Cruzes" e no lema "Só com o amor se reparam as feridas do coração", os textos irão nos auxiliar no entendimento do carisma dehoniano, fundamentado na passagem bíblica de João 15,13. 

 

 

São três textos que foram elaborados pelos padres: Pe. Luis Theuws,scj, Pe. Francisco Belarmino, scj e o Pe. Carlos Alberto da Costa, scj.

 

Que possamos fazer um bom proveito destes textos e vivenciar melhor o nosso EJD Nordeste.

1

Neste primeiro texto, o Pe Francisco Belarmino, scj, faz uma reflexão do texto bíblico do Evangelho de João 15,13. Passagem bíblica escolhida como fundamentação do tema do EJD Nordeste.

 

Texto em pdf

2

Uma reflexão da frase de Padre Dehon, que é o lema do EJD Nordeste, escrita pelo Pe. Luis Theuws,scj.

 

Texto em pdf

3

O Pe. Carlos Alberto, scj. faz uma reflexão do tema do EJD Nordeste,

 

Texto em pdf

Só com amor podemos reparar as feridas do coração

Amor e reparação são as palavras que nosso fundador, o Pe. João Leão Dehon mais usa nos seus escritos. O ideal de Pe. Dehon era que seus religiosos sejam profetas do amor e ministros da reparação dos homens e do mundo em Cristo. Assim, nós temos duas palavras caras a nós, dehonianos, como também a vocês jovens dehonianos: AMOR E REPARAÇÃO. 

 

Deus é Amor! Jesus Cristo é o amor de Deus encarnado na terra. Jesus Cristo é a misericórdia de Deus. Como seguidores de Jesus Cristo, temos quer ser portadores do amor, da misericórdia. Certa vez, Padre Dehon afirmou que “o pecado é a recusa do amor  de Deus por parte dos homens”. Num mundo marcado por tantas feridas do coração, pelo  pecado, devemos mostrar a outra face, a face da verdadeira alegria, do verdadeiro amor. Portanto, o jovem dehoniano deve ser um arauto do amor, um evangelizador do amor. Amor não como um mero sentimento, mas como uma marca indelével em nossas vidas no sentido de doação.

 

O Amor de Deus reconcilia as pessoas. Salientamos algumas passagens bíblicas, que Pe. Dehon frisa, ao falar de conversão, de perdão e de solidariedade, como na história de José do Egito, no retorno e acolhimento do filho pródigo, na figura do Bom samaritano, na atitude de Jesus na cruz ao pedir perdão para “aqueles que não sabem o que fazem” e ao garantir o paraíso ao crucificado arrependido. Sermos mediadores da reconciliação, da justiça, da paz, da solidariedade.

 

Há outro elemento essencial nessa frase de Padre Dehon que é o coração. Por coração, a Bíblia não entende uma parte das pessoas, mas a pessoa humana na sua integridade, interioridade e verdade. Mais que denotar uma afetividade, o coração é expressão da memória existencial, do pensamento e das decisões. Por isso é também o ponto de partida do relacionamento com o outro e da escuta com Deus. Daí, podemos perceber quanto corações dilacerados pelo medo, pelas dúvidas da vida e pelo desespero. Por isso, a nossa missão é suavizar esses corações, com amor e reparação.

 

Portanto, a frase de Pe. Dehon continua a ressoar nos nossos corações. Que fazer diante de tantos corações feridos? Como suavizá-los? Coração abertos significa jovens abertos, responsáveis, pacientes, caridosos e mansos para juntos, instaurar no Reino do Coração de Jesus. É preciso apresentar o Coração de Jesus. É preciso agir com amor. É preciso reparar. Avante!

 

Pe. Luís Theuws, scj

 

Clique aqui para baixar o texto em pdf

 

bottom of page