top of page

É um movimento da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), que existe em diversos países, e tem como objetivo a vivência da espiritualidade do Coração de Jesus no estilo de vida da juventude

 

No Encontro Nacional da Juventude Dehoniana, que aconteceu nos dias 28 e 29 de julho de 2012 em Corupá-SC, o tema principal de discussão da “Arena Dehoniana” foi a identidade de um jovem dehoniano brasileiro.

 

Os convidados para responder às questões levantadas durante a “Arena”, nos ajudaram a desenhar essa identidade, sustentados em cinco palavras chaves:

 

1. SOLIDARIEDADE – um jovem dehoniano entende que seu chamado é para a vivência da solidariedade e, aberto às necessidades de nossos tempos, reconhece o voluntariado como campo privilegiado de ação. É um jovem que está inserido em trabalhos voluntários em diversas áreas e faz dessa oportunidade de interação social um caminho de transformação e reparação de pessoas e do meio. De maneira privilegiada, as missões juvenis ocupam espaço de destaque!

 

2. ESCUTA DA PALAVRA – um jovem dehoniano se reconhece como caminhante e sabe que o “mapa” desse caminhar está impresso na Palavra de Deus. No seu dia-a-dia, a leitura orante da Palavra é parte integrante de suas atividades e, quando em comunidade, privilegia a leitura e reflexão do Evangelho, iluminando suas atitudes e promovendo novos horizontes nas suas escolhas.

 

3. EUCARISTIA – um jovem dehoniano contempla a Eucaristia, fazendo da Adoração ao Santíssimo uma forma privilegiada de oração comunitária e pessoal. A partir dessa prática, se reconhece chamado a partilhar sua vida, numa verdadeira oblação pela humanidade. Consciente de sua força renovadora, é um jovem que parte da Eucaristia para o encontro com os outros, promovendo uma verdadeira revolução fraterna.

 

4. POLÍTICA – um jovem dehoniano está atento com a realidade social, lendo jornais, revistas, conhecendo sua comunidade, sua paróquia, os problemas sociais, os documentos da Igreja, especialmente no campo da Doutrina Social, e usando os meios de comunicação social para divulgar nosso carisma reparador espalhando a Boa Nova.

 

5. AMOR – um jovem dehoniano é especialista em amar. Por viver intensamente a solidariedade, contemplando a entrega maior de Cristo na Eucaristia, ouvindo a Palavra que promete vida em abundância, atento ao clamor incessante de nossa sociedade, é um jovem que reconhece o mandamento cristão do amor como essência e fundamento de todas as relações, inclusive consigo mesmo. Num caminho de autoconhecimento, faz da vida de oração e comunitária espaço para o encontro com Deus.

 

Essa identidade é assumida pela Juventude Dehoniana no Brasil, concordando que nossos grupos espalhados em todo o país precisam contemplar nas suas atividades este jeito dehoniano de ser Igreja. Uma reunião de jovens dehonianos precisa estruturar-se de forma que:

 

a) atividades de voluntariado, especialmente as missões juvenis, sejam consideradas como principal meio de atuação na Igreja;

b) a Adoração ao Santíssimo sempre será forma privilegiada de oração comunitária;

c) o estudo de documentos da Igreja e assuntos político-sociais precisam fazer parte das reflexões;

d) a participação em retiros propostos pelas paróquias ou dioceses e a promoção de momentos formativos ou celebrativos com jovens da comunidade ajudam no crescimento espiritual e humano.

 

 

 

 

 

Fonte: http://juventudedehoniana.wordpress.com/identidade-juventude-dehoniana/

bottom of page